A ortopedia é responsável pela correção de discrepâncias esqueléticas e atua quando o paciente ainda está em crescimento, pois o paciente que é tratado direciona as bases ósseas a se desenvolverem de forma correta, quando o crescimento espontâneo levaria a desordem.  Uma vez que o paciente que apresenta as bases ósseas mal posicionadas e já passou da fase de crescimento  seu tratamento será ortodôntico e cirúrgico. Essa cirurgia é chamada de ortognática e tem excelentes resultados em toda a face.

 Já ortodontia resulta na harmonia facial através da correção das posições dentarias. Ela abrange desde da prevenção na primeira infância, evitando que as maloclusões se agravem e muitas vezes até consegui corrigir problemas que iriam se desenvolver no futuro. Como também a correção total de desvios dentário, em qualquer idade.

  Cada dia mais outras especialidades odontológicas contam com a ortodontia para facilitar seu trabalho e as vezes ela é essencial para sucesso absoluto do paciente. Um grande aliado da ortodontia moderna é o braquete de safira que pode proporcionar uma ortodontia invisível e confortável, que é o maior desejo dos pacientes adultos.